Páscoa para muitos é um feriadão combinado com deliciosos chocolates e para outros, um período de reflexão ligado a fatos ou eventos religiosos.

As datas comemorativas servem para conhecer nossas origens históricas e isso é muito legal e cheio de curiosidades.

Lista das diversas curiosidades sobre a Páscoa na história e no mundo:

Curiosidade da Origem da Palavra Páscoa

Curiosidade da Origem da Palavra Páscoa

A origem da palavra Páscoa é hebraica. Vem do Pessach, que significa Passagem. Comemora um marco na história do povo judeu: a travessia do mar Vermelho ao se libertar da escravidão no Egito. A Páscoa foi criada no ano de 1513 a.C. Antes, a data era utilizada pelos povos do Mediterrâneo para prestar sacrifícios de gratidão aos deuses pela colheita, que ocorria na primeira lua cheia da primavera.

A Páscoa é comemorada em muitos países. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Curiosidade da Páscoa na História

Os católicos acreditam que a ressurreição de Cristo ocorreu próximo ao equinócio da primavera no hemisfério norte, um dia de lua cheia. Por isso, em 325 d.C., o Concílio de Niceia estabeleceu que a festividade sempre cairia no primeiro domingo depois que ambos os eventos ocorressem. Com a introdução do calendário gregoriano em 1582, o cálculo da data passou a ser feito pelo calendário lunar, cujo mês tem 22 dias. A Páscoa é celebrada desde então no primeiro domingo depois da lua cheia eclesiástica pós-equinócio, que sempre acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Na tradição cristã, Cristo foi crucificado e sepultado numa sexta-feira, mas ressuscitou na madrugada do domingo. O domingo anterior ao dia da Páscoa é o domingo de Ramos, quando se celebra a entrada de Cristo em Jerusalém.

O domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. A data recebeu este nome em referência ao trecho bíblico que narra a visita de Cristo a Jerusalém poucos dias antes de sua crucificação. Ao saber que Cristo estava próximo da cidade, a população cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para recebê-lo. Ele entrou no lugar no dia seguinte, montado em um jumento, e foi recebido com o abanar de folhagens e os clamores. A manifestação causou muita inveja nos poderosos da região, que começaram a se organizar para condenar Cristo à morte.

Com a crucificação e ressurreição de Cristo, a Páscoa ganhou um terceiro significado: a passagem da morte para a vida. Os cristãos utilizam a comemoração para relembrar a imolação do Filho de Deus, que com seu sacrifício livrou os homens dos pecados. A libertação, que para os judeus foi física, se tornou também espiritual.

No século XVIII, os franceses começaram a fazer ovos de chocolate.

Veja o Vídeo da Verdadeira História da Páscoa Contada por Crianças

Celebração da Páscoa no Mundo e suas Curiosidades

A Páscoa judaica, ou Pessach, é comemorada no 14º dia de Nissan (mês do calendário lunar, que é o seguido pelos judeus). Diferentemente da Páscoa cristã, a festa relembra a libertação dos hebreus de um longo período de escravidão no Egito. Uma série de rituais marcam a festa, celebrada durante 8 dias. Entre eles figura o Seder, um banquete no qual é recontada toda a história da fuga do Egito. Esta refeição inclui uma série de alimentos com função simbólica.

No Hemisfério Norte, a Páscoa é comemorada no início da primavera e também celebra o fim do inverno, a volta da vida. O nome inglês para a celebração, Easter, deriva de Eostre, deusa anglo-saxã do amanhecer. Ambas as palavras representam o renascimento: depois da escuridão, a restauração.

Na Suécia e partes da Finlândia, um mini Halloween acontece na quinta ou sábado antes da Páscoa. Garotinhas se vestem de bruxa, com trapos e roupas velhas e vão de porta em porta pedir doces.

Na Ucrânia, a tradição Pysanka é arte de pintar ovos de verdade para dar de presente.

Na Ucrânia, uma das tradições da festa é pintar ovos de verdade para dar de presente. Suas cores e desenhos têm significados especiais. Essa arte chama-se pysanka. A decoração é feita com cera de abelha e tintas coloridas. Os desenhos homenageiam a pessoa que vai ganhar o ovinho.

Na China, realiza-se uma festa religiosa nessa mesma época do ano chamada Ching-Ming. É uma data importante quando os antepassados são homenageados. Há muitos séculos os chineses ofereciam ovos de verdade como presente. Para dar um colorido especial, eles embrulhavam os ovos em cascas de cebola e os cozinhavam junto com beterrabas. Parece maluquice, mas funciona!

De acordo com lendas, um antigo professor nas Bermudas precisava de uma maneira simples mas efetiva de demonstrar a ascensão de Cristo ao Paraíso, e usou uma pipa decorada com a imagem de Jesus para ilustrar o conceito aos seus alunos. Como resultado, na Sexta Feira Santa as pipas são uma tradição na ilha.

Os cristãos ortodoxos na Etiópia celebram a Páscoa de uma a duas semanas após a igreja ocidental, sendo que às vezes as datas coincidem. A Fasika (Páscoa) tem oito dias de jejum de carne e laticínios.

Na Índia, os hindus têm um festival chamado Holi. É o momento em que toda a população de religião hindu reúne-se para lembrar, dançando e tocando flautas, como o deus Krishna apareceu. É costume que o dono da casa marque a testa de seus convidados com um pó colorido.

A tradição de alegria assume características um pouco menos compatíveis com o ideal cristão de compaixão e perdão na Queima de Judas, mais comum na América Latina e Grécia, porém não tão popular nas demais nações cristãs do mundo. Neste ritual, um boneco representando Judas é espancado ou queimado.

Curiosidades para Ovo de Páscoa

Ovo Fabergé teve origem na Rússia feito pelo joalheiro Peter Carl Fabergé.

Os Ovos Fabergé tiveram origem na Rússia, em 1895. O Czar Alexandre III procurava por um presente de Páscoa para sua esposa, entrando em contato com o joalheiro Peter Carl Fabergé.  Foi feito então um ovo folheado a ouro que se abria, revelando uma gema dourada, contendo uma pequena galinha de ouro com olhos de rubi.

Na Inglaterra, durante a Idade Média, o rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos de Páscoa em ouro e oferecer de presente durante a Páscoa a amigos e aliados.

O costume de se trocar ovos na Páscoa começou nos primórdios da tradição da data. Mas a substituição dos ovos de verdade pelos de chocolate veio só no século 19, primeiramente na Alemanha.

Alguns cristãos ortodoxos rejeitam a tradição dos ovos de chocolate na Páscoa, pelo caráter pagão que a festa acabou adquirindo.

Maior Ovo de Páscoa do Mundo

O maior Ovo de Páscoa do mundo foi construído na cidade de Vegreville, em Alberta, no Canadá, em comemoração ao centenário da formação da Real Polícia Montada Canadense. O Ovo de Páscoa de Vegreville tem nove metros e é uma pêsanka, feita de alumínio permanente anodizado em dourado, prateado e bronze.

Em 1992 foi feito na Austrália o maior Ovo de Páscoa de Chocolate do mundo, o com 7,1 metros de altura e 4 toneladas de peso. Depois os brasileiros fizeram em Santa Catarina um Ovo de Páscoa de Chocolate muito maior com 6 toneladas de chocolate. Hoje o recorde para o Maior Ovo de Páscoa de Chocolate do Mundo é dos Argentinos o Ovo de Páscoa de Chocolate possui 8,5 metros de altura e 5,5 metros de diâmetro e saborosas sete toneladas de chocolate.

Curiosidades do Coelho da Páscoa

Explicações para a figura pitoresca do coelhinho geralmente estão ligadas ao antigo festival anglo-saxão da deusa da primavera, Eostre, cujo símbolo era um coelho, ligado à fertilidade.

A tradição do Coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães por volta de 1700. Osterhase, o coelho, traria ovos coloridos na Páscoa para as crianças, escondendo para que elas encontrassem depois.

Curiosidades da Páscoa e Datas do Calendário

É a partir da Páscoa que todas as outras datas do calendário são estabelecidas. Os cristãos passaram a festejá-la no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono (no hemisfério sul). Dois dias antes do domingo de Páscoa é a Sexta-Feira Santa. Quarenta dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas e, portanto, 43 dias antes, o Carnaval.

Veja Também a Verdadeira História da Páscoa Contada por Crianças em Vídeo

Verdadeira História da Páscoa Contada por Crianças em Vídeo

Veja Mais Sobre Símbolos da Páscoa, Seus Significados e Curiosidades

Símbolos da Páscoa, Seus Significados e Curiosidades


Texto original de Michel Goulart, em 15 curiosidades sobre a Páscoa e Guia dos Curiosos, em 10 curiosidades sobre a Páscoa