Uma chef resolveu fazer uma combinação inusitada: misturar ingredientes brasileiros à uma receita tipicamente francesa. Os famosos macarons franceses  ganharam novas versões por Mayra Toledo ao serem incorporados com paçoca, cumaru, banana e abóbora com coco.

Mayra Toledo abandonou o curso de arquitetura e foi estudar gastronomia no Le Cordon Bleu, na França.

“Lá me apaixonei pela confeitaria, pelo ritmo de trabalho e por como tão poucos ingredientes se transformavam em tantas coisas diferentes”, Mayra Toledo.

Quando retornou ao Brasil, em 2012, resolveu abrir uma patissêria. O gosto dos brasileiros pelos macarons fez a chef começar a produzir o doce, dois anos depois.

Macarons, Doce Francês, com Ingredientes Brasileiros Faz Sucesso

Atualmente Mayra possui 14 sabores tradicionais, como macaron de café, macaron de manga, macaron de maracujá e macaron de  cumaru. Além disso, ela produz itens sazonais, como o macaron do dia dos namorados, que leva chocolate e pimenta malagueta.

A chef resolveu fazer uma pesquisa pelo País para criar os nos novos sabores para seu negócio, o May Macarons. Para ter uma ideia, o sabor de cumuru representa 20% das vendas.

“Em Belém achei o Cumaru. As pessoas chegam aqui e perguntam do macaron diferente, de cor preta”, conta Mayra Toledo.

Os planos de Mayra para 2016 incluem novos sabores tradicionais e especiais, além do crescimento no varejo através de quiosques para venda dos doces em embalagens para presente.

O mercado de doces pode ser muito rentável, principalmente com opções únicas, segundo Renata Zambon Monteiro, professora do curso de pós-graduação em gestão de negócios em serviços de alimentação do Senac.

“Começou com os cupcakes, depois os brigadeiros. Os profissionais acabam se especializando no produto e buscando diferentes variações”, explica Renata Zambon Monteiro.

Texto original de Gisele Tamamar em Doce francês tropical impulsiona vendas