Ovo de Páscoa é um ovo feito de Chocolate normalmente recheado com surpresas. De todos os Símbolos da Páscoa, o Ovo de Páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Ovo de Páscoa é um símbolo de nascimento e vida e está relacionado com a Páscoa comemorada pelos cristãos, pela representação da ressurreição de Cristo, com a esperança de uma nova vida.

Presentear as pessoas com ovos é um costume antigo, comum entre os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente.

Na Ucrânia, a tradição Pysanka é arte de pintar ovos de verdade para dar de presente.

Durante as festividades realizadas com a chegada da Primavera, os ovos eram cozidos e pintados com desenhos lembrando as plantações que tinham início nesse período. A esperança de fertilidade do solo e de abundantes colheitas, eram representadas com a troca de ovos coloridos.

Atualmente, pessoas costumam colorir Ovo de Páscoa e oferecê-los a pessoas importantes. Na Ucrânia, a tradição é chamada Pysanka. Alguns historiadores afirmam que o hábito de oferecer ovos de galinha pintados surgiu no Antigo Egito, na Pérsia e em algumas tribos germânicas.

A arte de pintar ovos e presenteá-los entrou também nas festividades cristãs com imagens de Cristo e de Maria, para a representar nascimento, vida e ressurreição de Cristo.

Com o passar do tempo, o Ovo de Páscoa de Chocolate entrou para as tradições do período das festas da Semana Santa, e dar de presente um Ovo de Páscoa de Chocolate, no domingo de Páscoa virou costume.

A tradição do Ovo de Páscoa de Chocolate surgiu depois do século XVIII, sendo uma invenção de confeiteiros franceses. Outra teoria afirma que os Ovo de Páscoa de Chocolate ficaram mais populares com a revolução da indústria do Chocolate, que aconteceu na Inglaterra, no século XIX.

Em muitos países existe a tradição de esconder Ovos de Páscoa para as crianças procurarem, um jogo muito popular para muitas crianças. A Páscoa é comemorada mundialmente. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

História do Ovo de Páscoa

Ovo traz a ideia de começo da vida

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a trocar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.

Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Cristo, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a Páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por Ovos de Páscoa de Chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

Ovo de Páscoa de Chocolate uma invenção de confeiteiros franceses

Veja Também a Verdadeira História da Páscoa Contada por Crianças em Vídeo

Verdadeira História da Páscoa Contada por Crianças em Vídeo

Veja Mais Sobre Símbolos da Páscoa, Seus Significados e Curiosidades

Símbolos da Páscoa, Seus Significados e Curiosidades

Diversas Curiosidades sobre a Páscoa na História e no Mundo

Diversas Curiosidades sobre a Páscoa na História e no Mundo