Conheça um pouco mais sobre as particularidades de alguns países na hora de se preparar para ter um inesquecível “Feliz Natal”.

África do Sul

Devido ao calor intenso que faz na época, a ceia de Natal ocorre, geralmente, do lado de fora da casa. Para isso, coloca-se uma mesa no jardim ou quintal. No cardápio, torta de carne moída, arroz com passas, legumes, pudim e o peru.

Argentina

Para o seu Natal, os argentinos adoram porco assado e o frango no forno. Para a sobremesa não podem faltar o torrão e a torta de arroz.

Alemanha

Os alemães gostam de preparar bolos aromáticos em formatos variados, que acabam sendo usados também na decoração. Ganso assado, acompanhado de batatas, repolho, cenoura, salsão e picles são bastante populares. No interior da região sul a festa é comemorada com um banquete de carnes de caça, como javali e veado. Para a sobremesa, bolo de massa grossa e frutas secas.

Brasil

A comemoração recebeu influências da Europa, devido aos colonizadores portugueses. A ceia é bastante eclética: peru, lombo, tender com fios de ovos, bacalhau, farofa, saladas, bolo alemão, panetone, rabanada, entre outros.

Espanha

Os espanhóis são apaixonados por amêndoas e consomem muito torrone, feito com amêndoas, mel e frutas. Peixe assado com limão, cebola, azeite e farinha de rosca e peru com trufas são os pratos principais.

Estados Unidos

Os americanos adoram caprichar na decoração natalina. Já a ceia costuma ser muito parecida com o jantar do dia de Ação de Graças: peru com molho de cranberry, legumes e torta de abóbora. Como existem muito imigrantes, é comum que cada família agregue suas próprias tradições ao preparar os pratos.

França

Os franceses ainda cultivam o hábito de, na época do Natal, procurar um inimigo para lhe pedir perdão. Se a reconciliação ocorrer, ela é brindada com vinho. Em cada região, os pratos da ceia variam, mas o doce tradicional é sempre o mesmo: buche, que entre seus ingredientes leva marzipã e chocolate.

Inglaterra

O almoço de Natal é composto por uma grande fartura de comida e bebida. A torta de carne moída é obrigatória. A sobremesa mais famosa é o Christmas Pudding, um bolo compacto, feito de especiarias e frutas secas, regado de brandy e flambado.

Itália

O cardápio da ceia é composto por sete pratos, incluindo um antepasto, uma massa, um peixe, duas saladas e dois pudins. E ainda tem queijo, frutas, chocolate, panetone e um conhaque para ajudar a digestão. Em regiões praianas, a ceia é composta também frutos do mar.

Japão

Apenas 1% dos japoneses segue a religião cristã, mas, mesmo assim, a data é comemorada, justamente pela influência ocidental. Os mais jovens saem para jantar nos melhores restaurantes. Em casa, é feita uma ceia diferente, muitas vezes com frango frito e bolo comprado em lojas especializadas. A pizza tem sido um prato bem requisitado para essa data.

Portugual

Na véspera de Natal, à noite, na ceia, chamada no país de consoada, os portugueses servem bacalhau cozido e a doçaria cerimonial como rabanada, sonhos, etc. No dia 25, há um jantar melhorado com carnes diversas e a tradicional roupa-velha, com os restos da consoada do dia anterior.

Rússia

Para os russos, que seguem a religião ortodoxa, a festa do nascimento de Jesus é uma antecipação da Páscoa. Bolos, tortas e pasteizinhos de carne, além de uma papa chamada “kutya” feito de grãos de trigo, salmão, ovos recheados com caviar, beterraba, nozes e nata compõem a ceia.